O plano de saúde cobre o tratamento das varizes?
Alan Gouvea • 1 de dezembro de 2024

O plano de saúde cobre o tratamento das varizes?

Essa é uma dúvida comum entre pacientes e merece um esclarecimento detalhado.


De maneira geral, os planos de saúde costumam cobrir cirurgias tradicionais realizadas em centro cirúrgico. No entanto, tratamentos realizados em consultório ou procedimentos com finalidade estética, como o tratamento de varizes de pequeno porte, geralmente não estão incluídos na cobertura.


É importante destacar que a cirurgia vascular tem evoluído significativamente nos últimos anos. Tratamentos modernos, como o endolaser e a escleroterapia com espuma, são alternativas eficazes e menos invasivas, mas muitas vezes ainda não são cobertos pelos planos, mesmo quando não têm finalidade estética.


Se o caso envolve varizes de maior gravidade e o tratamento for realizado em ambiente cirúrgico, é possível que o convênio cubra, total ou parcialmente, o procedimento, desde que o cirurgião vascular escolhido seja credenciado pelo plano.


Para entender como funciona a cobertura do seu convênio, é importante consultar as regras específicas do plano e avaliar as possibilidades de tratamento com o seu médico. Caso precise de mais informações, entre em contato para analisarmos o seu caso de forma personalizada.


Compartilhe:

Entre em contato conosco e saiba

 como podemos ajudar.

Por Alan Gouvea 3 de abril de 2025
A segurança de um procedimento é o mais importante
Por Alan Gouvea 3 de agosto de 2024
Cuidados essenciais para um tratamento de varizes de sucesso
Por Alan Gouvea 8 de junho de 2024
Tratei as varizes, e agora?
Por Alan Gouvea 17 de maio de 2024
A forma correta de iniciar o tratamento das varizes!
Por Alan Gouvea 30 de abril de 2024
8 dicas para quem tem inchaço nas pernas
Por Alan Gouvea 12 de março de 2024
5 sinais que sua circulaçao pode não estar bem
Por Alan Gouvea 11 de novembro de 2023
Em toda cirurgia existe o risco de trombose!
Por Alan Gouvea 14 de setembro de 2023
O que melhorou no tratamento das varizes nos últimos anos?
Por Dr. Alan Gouvêa 31 de julho de 2023
As varizes são, por definição, veias doentes que se tornam dilatadas e tortuosas, não mais desempenhando sua função de forma correta. Apesar de em muitos casos serem assintomáticas, a doença varicosa não é apenas uma questão estética. Muitas vezes o aparecimento de varizes é apenas o primeiro sinal da insuficiência venosa crônica. As veias desempenham o papel de retorno venoso, ou seja, de trazer o sangue das extremidades de volta ao coração. Nas pernas, esse retorno é mais difícil devido ao trajeto ter que ser feito contra a gravidade. As veias possuem válvulas que se abrem para permitir o sangue fluir apenas na direção correta. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir ou ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes. Mas não se preocupe, existem diversos tratamentos possíveis para essa patologia.
Por Dr. Alan Gouvêa 31 de julho de 2023
Se você tem varizes, é importante saber que existem diversas opções de tratamento disponíveis. Mas por onde começar? Não tem jeito: o primeiro passo é procurar um cirurgião vascular para uma avaliação completa. Ele irá examinar suas pernas, fazer perguntas sobre sua saúde e histórico familiar, e solicitar exames complementares, como o ultrassom vascular com Doppler, para determinar a gravidade do seu caso. Com base nesses resultados, seu cirurgião poderá indicar as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso, que podem incluir mudanças no estilo de vida, uso de meias de compressão, escleroterapia, laser ou cirurgia. Lembre-se de que o tratamento de varizes é importante não apenas por motivos estéticos, mas também para prevenir complicações mais graves, como úlceras na pele e trombose venosa profunda. Portanto, não hesite em buscar ajuda médica e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Share by: